Sustentabilidade é a capacidade de se manter, de se sustentar.
Levando esse conceito para a nossa atual realidade, percebemos que hoje ele está atrelado à busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais no meio ambiente e a necessidade de exploração dos mesmos, visando proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, possibilitar a utilização dos recursos naturais e biológicos da natureza.
A expressão sustentabilidade nasce da necessidade de discussão a respeito da forma como a sociedade utiliza o meio ambiente e seus recursos, questionando as formas de exploração e pensando em medidas para a preservação dos recursos.
A noção de sustentabilidade está intimamente ligada ao conceito de desenvolvimento sustentável, ambos são conceitos complementares, mas distintos. O desenvolvimento sustentável envolve o crescimento econômico e desenvolvimento social juntamente com uma preocupação ambiental. Baseia-se em três fatores que precisam estar equilibrados: o fator econômico, o fator social e o fator ambiental.
A busca pelo desenvolvimento sustentável passa pelas discussões a respeito da minimização dos impactos causados pela atividade humana no meio ambiente e também pelo reconhecimento da necessidade de crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Assim, quando falamos em sustentabilidade, precisamos pensar em caminhos e alternativas que possibilitem que o sistema no qual vivemos seja capaz de satisfazer não só as necessidades da nossa geração, mas também as necessidades das gerações futuras.
O equilíbrio que a sustentabilidade busca trazer está exatamente em incentivar o desenvolvimento por meio da utilização mais adequada dos recursos materiais e naturais, proporcionando benefícios para o conjunto da população. O objetivo é compatibilizar o crescimento econômico com a redução da pobreza e garantia de direitos fundamentais aos indivíduos, e a conservação ambiental.
O papel do desenvolvimento sustentável é diminuir a insustentabilidade até se chegar à completa sustentabilidade. Existem várias perspectivas para se abordar quanto à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e várias medidas devem ser tomadas em diversos níveis, desde os mais altos setores, até pequenas atitudes do nosso cotidiano.
Um dos mais importantes fatores é questionar o atual sistema de produção e exploração de riqueza, analisando o que pode ser feito para melhorar a eficiência e minimizar impactos. E isso não será possível sem uma reflexão ética acerca dos problemas enfrentados pela sociedade, pois essa reflexão é essencial para guiar o pensamento econômico e ecológico, como forma de se pensar os objetivos da sociedade e buscar uma noção maior de solidariedade, responsabilidade e consciência ambiental.
É necessário aprender sobre sustentabilidade e refletir sobre os problemas gerados pela exploração econômica, se quisermos um mundo melhor para se viver. Para aprender mais, discutir sobre esse tema e conhecer as atitudes que podemos ter hoje, acesse o nosso blog.